As ruas de Santiago, na Região Central, já começaram a receber asfaltamento e calçamento com recursos da Caixa Econômica Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O valor do empréstimo é de R$ 10 milhões.
Conforme o Secretário de Obras do município, Haroldo Pouey, são dois serviços distintos: no centro da cidade, é feita a pavimentação de ruas principais, com o objetivo de desafogar outras vias, enquanto que nos bairros da cidade é feito o calçamento de ruas, em uma parceria entre os moradores e a Prefeitura.
A Rua Silveira Martins já recebeu asfaltamento em quatro quadras. O objetivo é torná-la uma alternativa para os motoristas que chegam e saem da cidade, além da Bento Gonçalves e da Pinheiro Machado, que são de sentido único. Elas são vias de acesso para uma das entradas da cidade, pela BR-287, e por isso têm tráfego intenso. Na Silveira Martins, que era de calçamento, está sendo colocado asfalto para que os motoristas migrem também para ela e desafoguem as outras duas.
Nos bairros, é feito o calçamento das ruas, por ordem de interesse e contrapartida dos moradores. Conforme o secretário, é um projeto de parceria, em que os cidadãos interessados compram pedras e meio-fio para a frente das suas casas, enquanto o município arca com a mão de obra e maquinário. Segundo o secretário, este projeto já existe, mas agora com os recursos da Caixa, é possível agilizar o trabalho.
No centro, é feito o asfaltamento nas ruas Silveira Martins e Felipe Lopes. Já nem 12 ruas de sete bairros será feito o calçamento. O secretário aponta que, mensalmente, serão eleitas novas ruas para passar pelo serviço.