CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que a instituição tem verba para se manter apenas até agosto, diante dos cortes anunciados pelo governo federal. "É um cálculo Simones, matemático, vai acabar", disse o reitor em frente ao prédio histórico da UFPR, onde ocorre a manifestação contra o governo.
Fonseca conta que foi parar no protesto após ter sido cancelada a reunião que ele iria participar na reitoria da instituição, em um prédio próximo à concentração do ato, mas devido às chuvas fortes, a luz acabou no prédio e ele teve que seguir para o local do protesto.
Ele assistiu emocionado a recolocação na fachada da UFPR de uma faixa com os dizeres "em defesa da educação", que tinha sido retirada pelos manifestantes pró-governo nos protestos de domingo. "Retirar essa faixa do prédio, que é um símbolo da universidade e da cidade, pegou fundo para todo educador. Então recolocar uma faixa maior no meio do dilúvio é uma manifestação cívica de quem se importa com a educação", disse.