Um marinheiro de 60 anos precisou ser resgatado em alto-mar após ter complicações cardíacas. O salvamento com helicóptero foi realizado pela Força Aérea Brasileira a 200 quilômetros da costa de Rio Grande, no sul do Estado. A ação ocorreu na terça-feira (14), mas foi divulgada nesta quinta (23).
Após o comandante da embarcação pesqueira passar mal, o Alerta SAR (Search and Rescue, ou Busca e Salvamento em português), da Ala 4, em Santa Maria, foi acionado para realizar o resgate.
Em um helicóptero, o Esquadrão Pantera — com dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos e dois homens de resgate — foi deslocado para a missão.
O tenente Marcos Menoro Maki foi quem teve o primeiro contato com a vítima:
— O mar estava revolto e a operação era extremamente complexa. A embarcação era muito pequena e o espaço para o “homem SAR” (que faz o resgate) aterrar era restrito. Tivemos que pedir para os marinheiros cortarem um cabo no convés para facilitar o acesso. Dessa forma, conseguimos, com a ajuda da maca, fazer um correto e seguro procedimento — relatou.
— Embora a situação seja inesperada e haja dificuldade para realizar os procedimentos, nos emocionamos muito ao ver nosso trabalho sendo realizado e o esquadrão cumprindo bem a missão — disse o sargento Jeferson Sagrillo Marchi, operador de equipamentos da aeronave.
Após o resgate, a vítima foi atendida por um médico da Marinha do Brasil.