Depois do temporal que atingiu Novo Hamburgo entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada do último sábado (9), a Defesa Civil da cidade faz levantamento dos estragos e arrecadação de alimentos. O objetivo é ajudar os atingidos pela chuvarada — no total, 10 mil pessoas foram afetadas, sendo que 300 chegaram a sair de casa, mas já retornaram.
Até agora, a Defesa Civil arrecadou 6,1 toneladas de alimentos e 2.800 kits de limpeza. Deste total, 617 cestas básicas foram distribuídas, além de 1.450 kits contendo baldes, vassouras e produtos de limpeza. A distribuição do restante acontece ao longo desta segunda-feira (11).
— Nós estamos levando as doações para os locais mapeados como mais atingidos, e também vamos encontrando outras pessoas que precisam. Como hoje não está chovendo, as famílias estão fazendo a limpeza das casas, secando o que é possível. Muitas também perderam a mobília, e estamos fazendo o recolhimento destes objetos — relata o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca.
Quem quiser ajudar pode doar alimentos, colchões e roupa de cama, além de móveis como geladeira e fogão — não são mais necessários kits de limpeza. As doações podem ser feitas no pavilhão da Fenac (Rua Araxá, 505 - bairro Ideal). Pelo telefone (51) 99777.2476, é possível solicitar que a Defesa Civil busque as doações.
A prefeitura decretou situação de emergência devido aos estragos na cidade. Conforme a Defesa Civil, o total de chuva chegou a 100 milímetros em menos de duas horas, o equivalente ao volume de um mês. Os bairros mais prejudicados foram Industrial, Ideal, Canudos, Santo Afonso e Rondônia. O levantamento de danos é feito nesta segunda-feira (11) para reconhecimento pelo governo federal.
Em Estância Velha, também no Vale do Sinos, cerca de 5 mil residências foram atingidas. Quatro famílias ainda estão fora de casa - três em residências de familiares e uma em abrigo da prefeitura, já que a antiga moradia ficou destruída. A Defesa Civil pede doações de material de limpeza, que pode ser feita na Secretaria de Obras (Rua Monteiro Lobato, 75 - Centro).