Entre a sexta-feira (1º) e o sábado (2), muitos motoristas que passaram pela freeway foram surpreendidos com uma antiga placa colocada no km 59 da rodovia, no sentido ao litoral, que informava de forma equivocada o fim do uso do acostamento. A liberação havia sido autorizada entre o km 74 e o km 1,5.
Para o retorno do feriadão de Carnaval, a CCR Via Sul – concessionária que administra a freeway – cobriu a placa com a mesma indicação que estava no sentido contrário, no km 26, em Santo Antônio da Patrulha. A retirada definitiva do material – colocado ainda durante a administração da Concepa, antiga concessionária – deve ocorrer em outro momento.
A previsão é de que a liberação do uso do acostamento no retorno do Litoral ocorra a partir de terça-feira (5), também entre os kms 1,5 e 74. O horário será definido conforme a avaliação do volume de tráfego e será sinalizado com os semáforos piscando.
De maneira geral, o gestor de operações da CCR, Fausto Camelotti, avalia como positiva a ida para o Litoral, apesar do grande movimento.
— Nós estamos satisfeitos com o serviço realizado na ida. Tivemos uma redução no tempo de deslocamento. Na média, em outros Carnavais, a viagem levava entre quatro e cinco horas. Nesse final de semana, no momento mais crítico, o tempo foi de duas horas e meia — afirmou.
Apesar de terem sido colocadas em operação as 16 cancelas e 30 funcionários "papa-filas", a praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha apresentou lentidão. Para o retorno, esse trecho não tem cobrança – que ocorre somente em Gravatai. No entanto, Camelotti acredita que haverá trânsito intenso.
— A gente pede que as pessoas evitem os horários de pico para não pegar congestionamento — ressaltou.
O movimento deve ser mais intenso a partir do meio-dia de terça, podendo se estender até a madrugada, e na manhã de quarta-feira (6), a partir das 7h até as 17h.
Na ida, a concessionária contabilizou 470 veículos estragados no acostamento. Houve reforço no número de guinchos e carros de socorro. A CCR Via Sul orienta que quem tiver problemas na rodovia utilize o telefone 0800-000-0290.