Câmeras de vigilância flagraram o momento em que um segurança de uma unidade do supermercado Carrefour de Osasco, em São Paulo, perseguiu um cachorro e supostamente o agrediu logo depois. O animal foi socorrido e levado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso, ocorrido na última sexta-feira (30), causou revolta nas redes sociais.
O boletim de ocorrência foi feito na segunda-feira (3) pelo vereador de Osasco Ralfi Silva (Podemos), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais, e pelo diretor do departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco Fabio de Souza Cardoso. De acordo com Ralfi, a suspeita é de que o segurança tenha recebido "ordens superiores" para retirar o animal do local.
–A polícia irá investigar essa possibilidade. Temos outras denúncias de maus-tratos a animais relacionadas com a mesma rede de supermercados e, por isso, estamos estudando abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar – comentou o vereador.
A Delegacia do Meio Ambiente de Osasco, que cuida do caso, afirmou que está analisando as imagens e aguarda o depoimento do segurança, que já foi identificado.
No vídeo, é possível ver o segurança do supermercado correndo atrás do animal com o que parece ser uma barra de alumínio. Ainda de acordo com a delegacia, a barra utilizada durante a agressão já foi apreendida. Em nota emitida nesta quarta-feira (05), o Carrefour afirmou que reconhece o ocorrido e que está auxiliando nas investigações.
Leia a íntegra da nota
O Carrefour reconhece que um grave problema ocorreu em nossa loja de Osasco. A empresa não vai se eximir de sua responsabilidade. Estamos tristes com a morte desse animal. Somos os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos. Por isso, aguardamos que as autoridades concluam rapidamente as investigações. Desde o início da apuração, o funcionário de empresa terceirizada foi afastado. Qualquer que seja a conclusão do inquérito, estamos inteiramente comprometidos em dar uma resposta a todos. Queremos informar também que estamos recebendo sugestões de várias entidades e ONGs ligadas à causa que vão nos auxiliar na construção de uma nova política para a proteção e defesa dos animais. Obrigada, seguimos à disposição.