O temporal de sexta-feira (14) no Rio Grande do Sul castigou a região do Vale dos Sinos. São Leopoldo foi o município mais afetado: segundo a Defesa Civil, centenas de casas foram destelhadas em todas as regiões da cidade – o número exato ainda não foi contabilizado.
Na noite de sexta, quase todo o município ficou sem energia elétrica. Não há registro de feridos. O bairro Scharlau foi o mais atingido. A cobertura de ginásio do clube Guarany foi ao chão e uma árvore destruiu um Gol. Na RS-240, oito outdoors caíram.
Em Novo Hamburgo, ainda conforme a Defesa Civil, cerca de 30 casas foram destelhadas ou perderam parte do telhado – a maioria no bairro Santo Afonso, onde as residências têm construção mais simples.
Para contornar o estrago, a Defesa Civil distribuiu 600 m² de lona às famílias afetadas. Houve pontos com falta de luz, o que afetou a distribuição de água. Com a volta do abastecimento de energia, a água está voltando às residências.
Em todo o Estado, 54 mil pessoas estão sem luz, sobretudo na Região Metropolitana e no Vale do Sinos. Entre as cidades mais afetadas, estão Novo Hamburgo, São Leopoldo e Esteio.
Em Esteio, o estrago maior foi a falta de luz, mas também há registro de queda de seis árvores e de três casas destelhadas.
Teutônia, no Vale do Taquari, também foi afetada: quatro casas foram destelhadas, segundo o Corpo de Bombeiros (o município não tem Defesa Civil municipal). O telhado de uma empresa foi ao chão e ainda houve registro de queda de árvores e falta de luz.
Não há registro de feridos ou desabrigados no Estado.