Após o aguaceiro que atingiu o Rio Grande do Sul na sexta-feira (14), caiu para 54 mil o número de clientes sem eletricidade na manhã deste sábado (15). Na Região Metropolitana e no Vale do Sinos, 48 mil clientes da RGE Sul continuam sem luz. Entre as cidades mais afetadas, estão Novo Hamburgo, São Leopoldo e Esteio.
Outros 6 mil clientes estão sem eletricidade na área da RGE, principalmente em Gravataí. Não há previsão para o retorno do fornecimento. De acordo com a assessoria de imprensa das concessionárias, há relatos de várias ocorrências nas regiões atingidas pelos temporais, o que deve retardar o retorno da luz.
Na sexta-feira, diversas regiões do Estado foram atingidas por temporais. A prefeitura de Esteio informou que o município foi um dos mais afetados pelo temporal. A administração da cidade disse ainda que está priorizando o restabelecimento do serviço no Hospital São Camilo e nas unidades da Corsan.
O vendaval que atingiu o município também derrubou pelo menos sete árvores e destelhou ao menos três casas. Essas ocorrências já foram resolvidas, segundo a prefeitura de Esteio.
Na área de concessão da CEEE, no momento, não há grandes problemas de fornecimentos, segundo a companhia. Logo após o temporal, alguns clientes das zonas norte e sul de Porto Alegre e do Bairro Águas Claras, em Viamão, na Região Metropolitana, ficaram sem luz, mais o serviço foi restabelecido após cerca de uma hora, segundo a CEEE.
Serviço
A RGE e a RGE Sul alertam os clientes para que não se aproximem de fios e cabos caídos. Além disso, é importante não deixar de registrar a sua falta de energia por algum dos canais das distribuidoras:
Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
— RGE: enviei SMS com o SEU CÓDIGO (está na fatura de energia) para o número 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes a palavra IN + SEU CÓDIGO para o mesmo número para cadastro) ou 0800 970 0900.
— RGE SUL: envie SMS com o SEU CÓDIGO (está na fatura de energia) para o número 28410 (se nunca usou o serviço, mandar antes a palavra IN + SEU CÓDIGO para o mesmo número para cadastro) ou 0800 707 7272.