O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou, nesta sexta-feira (14), que o Rio Grande do Sul vai receber mais 190 imigrantes venezuelanos na próxima semana. Atualmente, 734 vivem no Estado.
— Já havíamos acertado a vinda de 40 venezuelanos para Santo Antônio da Patrulha e acertamos mais 40 para Viamão. Além disso, a Aldeia Infantil SOS vai receber mais 17. Os demais, vamos definir posteriormente os seus locais — afirmou o ministro Alberto Beltrame.
A Aldeias Infantis SOS é uma entidade filantrópica com sede em Porto Alegre, que já abriga 70 venezuelanos. Também foi acertada pelo governo a ida de representantes de 10 prefeituras, entre assistentes sociais e prefeitos, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no próximo domingo (16).
— Lá, esperamos sensibilizá-los e fazermos novas interiorizações — afirma Beltrame.
Além de Viamão e Santo Antônio da Patrulha, estão confirmados assistentes sociais, prefeitos e vices de Caiçara, Jaboticaba, Liberato Salzano, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Pinhal, Seberi e Três Palmeiras.
Os venezuelanos virão para o Rio Grande do Sul no mesmo voo que trará os representantes municipais.
O RS é o estado do Brasil com maior número de migrantes interiorizados da Venezuela. O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, afirma que a cidade já tem senegaleses e haitianos e que a estrutura já existente será aproveitada:
— Vamos aproveitar capacitação em línguas que já está planejada. Além disso, temos 70 voluntários pintando e fazendo reformas para as novas moradas dos venezuelanos.
Viamão enviará duas assistentes sociais à capital roraimense. O prefeito André Pacheco afirma que a cidade está preparada.
— Estamos sim, prontos, e é com muita alegria que vamos fazer essa ação humanitária - celebrou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, uma parceria com irmãos maristas vai possibilitar a moradia aos primeiros interiorizados do município.
— eles ficarão em uma escola da rede, que tem uma estrutura grande, uma casa, tipo um albergue. Tem capacidade de receber os 40 e podemos chegar até um pouco mais depois - confirma Pacheco.
A escola fica às margens da RS-040, entre os bairros Lisboa e Querência, próximo ao centro de Viamão.
Também nesta sexta-feira, no Palácio Piratini, o governo federal realizou a entrega de 37 carros e 45 micro-ônibus para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema único de Assistência Social à 77 municípios gaúchos. O investimento é de R$ 14,8 milhões.