A jornalista e professora universitária Rosângela Florczak estava no avião da Latam que sofreu uma pane mecânica na madrugada desta quinta-feira (20). Segundo a gaúcha, houve momentos de tensão após as luzes da aeronave desligarem e o piloto informar, inicialmente, que era apenas um "problema técnico".
O avião decolou às 23h50min do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e tinha como destino Londres. Cerca de 10 minutos depois, as luzes internas e das asas da aeronave desligaram. Foi o primeiro susto que os passageiros passaram, segundo a jornalista.
— Um pouquinho antes da meia-noite, o comandante anunciou que teria que fazer um pouso de emergência em Confins (Minas Gerais), porque a aeronave estava com problema técnico. Apagou todo o sistema elétrico visível: monitores, luzes, ficou só de emergência. Eu estava na altura da asa e vi que apagou também a luz de fora — detalha.
Em seguida, o avião começou a circular sobre o aeroporto de Confins e ficou sobrevoando o local por cerca de uma hora. Segundo Rosângela, foi o momento de maior tensão, pois o áudio que parecia ser da torre do aeroporto vazou da cabine de comando:
— Eles falavam em problema incomum, problema grave, problema sério. As pessoas ficaram muito assustadas, algumas aterrorizadas com o que ouviram — conta.
A aeronave só conseguiu pousar em Belo Horizonte por volta das 2h. O avião estava lotado e com combustível para ir até Londres.
— Ao pousar, as rodas explodiram e incendiaram. Ficou um cheiro de queimado dentro do avião. E nós presos por mais meia hora até a chegada do Corpo de Bombeiros — diz Rosângela.
Em vídeos publicados por passageiros em redes sociais, é possível ver bombeiros aguardando a saída dos passageiros do avião, e a pista coberta por espuma - usada para apagar as chamas.
Os passageiros ainda estão no Aeroporto de Confins e aguardam alguma definição da Latam sobre a viagem.
Em nota, a companhia disse que seguiu os procedimentos de segurança e que, em decorrência do pouso forçado, 30 de seus voos foram cancelados. A pista do aeroporto ficará interditada pelo menos até as 19h.
Confira a nota da Latam na íntegra
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.
Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.