Um dos principais espaços culturais de Santa Maria, o Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti, conhecido como Bombril, reabrirá as portas na metade deste mês. Após um período de oito anos em que o local esteve desativado, a prefeitura conseguirá colocar o espaço novamente de volta ao acesso da comunidade. Ainda em 2010, o ginásio foi interditado por problemas estruturais. À época, o Executivo municipal sinalizou que entregaria a obra com toda a reforma do Bombril feita, o que não aconteceu.
Agora, nesta semana, a empresa responsável pelos serviços - a Bel Construções - entregou duas, de um total de quatro fases previstas no contrato inicial. Mesmo assim, a secretária de Cultura, Marta Zanella, projeta que o Bombril esteja com as portas abertas até a metade deste mês:
— É o fim de uma situação que se arrastava há muito tempo. Claro que, agora, a preocupação será em dar segurança ao local e, para isso, vamos colocar a Guarda Municipal para fazer a segurança 24 horas por dia do local, que sofreu com atos de depredação e de vandalismo.
Ainda que tenha sido previsto para ser entregue em 2011, a obra foi começar de fato somente em 2014. Depois, a prefeitura prometeu que entregaria os serviços em 2015, outro prazo que não se concretizou.
Foi somente em agosto deste ano, que a administração municipal conseguiu viabilizar uma nova licitação para a retomada das obras. Com isso, foram efetuadas as atividades das duas etapas previstas que contemplaram, entre outras questões, reformas do piso/teto, bancadas e, ainda, um reservatório de água.
Agora, as últimas duas etapas preveem os equipamentos do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e a rede elétrica.