O município de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, irá abrigar venezuelanos a partir de dezembro. O prefeito Daiçon Maciel da Silva havia se reunido, ainda em setembro, com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, quando o ministro visitou Canoas, que se preparava para receber imigrantes. O município do Litoral Norte demonstrou também na época o interesse em receber pessoas do país vizinho.
Desde então, o executivo, juntamente com a indústria e o comércio do município, avaliou a possibilidade de abrigar os venezuelanos com moradia e possibilidade de educação e emprego. Segundo o prefeito, foi definido que 40 imigrantes serão recebidos na cidade, e o local de abrigo já está sendo preparado.
— Já definimos que vamos abrigar 40 venezuelanos. Nós temos um prédio que é público, nós chamávamos Casa da Criança. Nós realocamos as crianças, que são em número menor, para uma casa com mais condições, com pátio. Esse prédio ficará para o abrigo aos venezuelanos — afirma o prefeito.
A cidade deverá estar pronta para o recebimento a partir de 26 de novembro. A comissão de recepção de venezuelanos, que estão no norte do país, marcou a viagem para o sul para o início de dezembro, até o dia 10, conforme o prefeito.
O prefeito Daiçon afirma ainda que os venezuelanos terão capacitação no idioma português. O perfil dos imigrantes que virão para Santo Antônio da Patrulha são de pessoas com família, com filhos de no mínimo quatro anos. O pedido da prefeitura foi para não impactar na educação infantil da cidade.
— Nós queremos famílias, para facilitar a adaptação. E com filhos com no mínimo quatro anos de idade, pois não temos vagas nas creches por enquanto. Na educação fundamental, temos totais condições. Além disso, já definimos algumas áreas de interesse profissional. Há necessidade de engenheiro agrônomo, de pessoas com ensino proporcional ao médio brasileiro — lembra o prefeito.
A cidade do Litoral Norte se juntará aos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Chapada e Esteio, que já fazem parte do programa de interiorização.