A construção da nova ponte do Guaíba recebeu mais R$ 60,5 milhões. A confirmação veio no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).
A promessa de transferência do recurso foi feita na quarta-feira (14) pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Os recursos são necessários para manter o andamento das obras em 2019, pois, sem essa verba, havia risco de os trabalhos terem que parar já em janeiro.
A nova ponte atingiu 74,4% de conclusão no mês de outubro. A obra começou em outubro de 2014 e deveria ter ficado pronta há um ano.
Para os próximos meses, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende liberar o trânsito em parte da travessia. Para isso, depende da agilidade no reassentamento das primeiras famílias que moravam na região por onde passará a via, que fecharam acordo com a autarquia para a compra de novas casas.
Marun chegou a prometer que essa liberação ocorreria em dezembro, porém, na vistoria que fez às obras nesta semana, o ministro informou que o prazo não será cumprido pela dificuldade em reassentar as mil famílias impactadas diretamente pela obra. O Dnit já tem recursos para realizar a transferência de 300 famílias. Até agora, acordos para remoção de 216 casas já estão em andamento.