Municípios da Serra tentam obter junto ao Estado o aumento no número de cirurgias de traumatologia e ortopedia eletivas oferecidas para pacientes da região no SUS. A proposta é que oito novos procedimentos por mês sejam custeados no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, ao custo de R$ 100 mil. As prefeituras também querem repactuar o atendimento para que pacientes de 34 cidades possam voltar a serem atendidos.
Os moradores dos municípios que compõem a microrregião Vinhedos e Basalto e a microrregião Uva e Vales estão sem acesso aos procedimentos há três anos, conforme a secretária da Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa. Essas duas áreas incluem dois dos três maiores municípios da região, Farroupilha e Bento Gonçalves.
A proposta é que das 27 cirurgias eletivas realizadas por mês, 16 fiquem disponíveis para os municípios dessas duas microrregiões, que também teriam os outros oito procedimentos novos à disposição. As outras 11 cirurgias adicionais permaneceriam direcionadas para Caxias do Sul, Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra, num total de 15 cidades.
Segundo Rosane, o tema já foi debatido e aprovado em reunião com os representantes de cada região. Nesta quinta-feira (11), o tema é avaliado em uma região da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange os 49 municípios.