Os antigos largos culturais de Gramado vão passar por obras de revitalização. As estruturas, que antigamente utilizadas para publicidade, estavas sem uso desde 2008. Com a reforma, eles se tornarão Concierges Turísticos e Culturais, que são pequenas paradas de 20 metros quadrados voltados para atender visitantes, divulgar ações culturais e educativas.
Quatro espaços serão revitalizados. O primeiro, o antigo Largo Cultural do Lago Negro, no bairro Planalto já está em obras desde setembro e tem previsão de entrega para o início de novembro. Já os outros três antigos Largos Culturais, que ficam nas Ruas Ângelo Bisol, João Petry e na Avenida das Hortênsias, devem ser entregues até fevereiro.
Nos novos concierges será feita a divulgação de atividades que envolvem hotelaria, gastronomia, lazer, compras e serviços do município. Além disso, nos locais também serão fornecidos mapas, roteiros e informações para turistas, além de ingressos e vouchers.
Cada estrutura terá um calendário próprio de atividades, serviços, equipe e horário de atendimento. Os projetos preveem ainda a implantação de telhado verde, placas fotovoltaicas e solares.
A reforma e a administração dos locais estão a cargo da empresa Display Card, que venceu o processo licitatório para a concessão dos espaços públicos e pode explorar o comercialmente o local por 5 anos. O valor da concessão, que é de R$ 4 mil mensais por estrutura, será revertido ao fundo de cultura de Gramado.