Até a primeira quinzena de setembro, laboratórios que estejam em um raio de 300 km de Pelotas poderão candidatar-se ao chamamento público para análise de exames pré-câncer, feitos no município. O Serviço Especializado de Ginecologia (SEG) de Pelotas deixou de prestar o serviço após suspeitas de irregularidades nos resultados dos exames, feitos entre 2014 e 2018.
De acordo com a secretária de saúde do município Ana Costa, é possível que o primeiro edital não tivesse concorrência, devido ao item, no qual o laboratório se comprometeria a realizar os exames no município. Conforme o novo certame, o município se responsabiliza por levar os exames pré-câncer até o local das análises.
Atualmente, as amostras colhidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus são encaminhadas ao Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, em Piratini, ou em Canguçu, em laboratório credenciado ao Estado. Conforme o chamamento, o vencedor, que obedecerá a critérios técnicos estabelecidos em comissão, deve ter capacidade para fazer até mil exames preventivos de colo do útero.
— Atualmente, os 10 municípios da região atendidos pelo laboratório anterior já estão sendo cobertos por outros locais credenciados — afirmou a secretária.
Na última semana, a justiça concedeu liminar favorável à prefeitura para recolhimento de 24 caixas, contendo lâminas de exames realizados no laboratório para reavaliação dos resultados. As 17 mil lâminas retiradas do SEG a pedido do Ministério Público serão revisadas pelo Instituto Geral de Perícias, em Porto Alegre.