As fortes e insistentes chuvas no Rio Grande do Sul já provocam elevação nos rios e prejuízos para famílias, que precisaram sair de suas residências. Desde quinta-feira (30), municípios das regiões Sul, Norte, Serra e Fronteira Oeste são os mais atingidos pelas precipitações, acompanhadas de granizo em alguns municípios.
Em Santana do Livramento e Alegrete, na Fronteira Oeste, três residências foram destelhadas pelo granizo. Os temporais acompanhados de ventos fortes também atingiram a Região Norte, mas somente Vila Lângaro registrou danos em uma escola e em uma propriedade rural.
As chuvas também provocaram queda de barreiras na BR-115, no Vale do Paranhana, e na RS-287, com interdição total da via lateral da rodovia. A ponte que liga os municípios de Guaporé e Anta Gorda foi totalmente interditada, devido à elevação do Rio Guaporé.
A situação mais grave é no município de Pedras Altas, na Região Sul, onde o acesso a cidade está prejudicado com a interrupção de estradas e danos na área rural. O município precisou suspender as aulas temporariamente em função dos alagamentos.
Nas regiões Sul, Fronteira Oeste e Campanha, pelo menos oito famílias tiveram de sair de casa pela elevação no nível dos rios. Em Arambaré, os danos na orla do bairro Caramuru deixaram o trânsito em meia pista.
A Defesa Civil segue monitorando a situação dos municípios e o nível dos rios e arroios. Quem precisar de ajuda do órgão ou de informações deve ligar para o número 199.