Um calouro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi afastado da unidade da Casa do Estudante Universitário (CEU) no centro da cidade após ser denunciado por assédio à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O caso teria acontecido no começo deste mês.
Conforme a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFSM, Angélica Iensen, a vítima fez a denúncia junto à direção da CEU. Segundo o relato, a jovem estava no alojamento provisório da casa quando foi assediada pelo colega, também calouro, cujo nome não está sendo divulgado. A Pró-Reitoria não confirmou o curso dos dois acadêmicos.
Depois da denúncia, na última sexta-feira (17), o estudante foi afastado da vítima, e com isso acabou retirado do alojamento provisório. Ele foi encaminhado para uma unidade da Casa do Estudante do Campus de Camobi. Não há confirmação se ele retornou à instituição nesta semana.
Segundo Angélica, as investigações continuam sendo feitas e já foram solicitadas imagens de câmeras de videomonitoramento que comprovariam o assédio. Porém, a pró-reitora reforça que são horas de imagens, o que acaba atrasando todo o processo.
Além deste caso, a UFSM também investiga outros quatro casos de mulheres que teriam sofrido abuso por parte de um estudante. Estes casos teriam acontecido na Casa do Estudante de Camobi. O aluno já foi expulso da Casa e teve seu benefício socioeconômico cancelado, após uma decisão do Conselho Universitário.