Os serviços de enfermagem na policlínica e no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Caçapava do Sul serão normalizados a partir da semana que vem. A expectativa é da prefeitura, que teve, por unanimidade, a aprovação do projeto para contratação emergencial de dois profissionais.
Conforme a Secretária de Saúde, Inês Medeiros de Salles, os atendimentos já tinham sido organizados, de forma provisória, para que os moradores não tivessem tanto impacto com a falta de profissionais. Os atendimentos do Caps foram realocados para uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. Já a policlínica recebia os profissionais da Secretaria de Saúde, mas só tinha atendimentos em 20 horas por semana.
Com a aprovação, a expectativa é fazer a assinatura dos contratos temporários com as duas enfermeiras selecionadas já na próxima segunda-feira. Dessa forma, os serviços voltam a ser feitos normalmente no Caps, que ainda estava sem o profissional, e na policlínica, atendendo 40 horas por semana. Os contratos têm duração de seis meses, sendo prorrogáveis por mais seis.
As duas unidades estavam sem enfermeiros porque, na metade do mês de agosto, uma das profissionais se aposentou e a outra assumiu a pasta da saúde. A prefeitura chegou a encaminhar à Câmara de Vereadores, antes dos afastamentos, uma proposta de contratação emergencial. Porém os vereadores tinham rejeitado o projeto, porque acharam que um concurso, feito pelo município, poderia ser prorrogado.