O prazo para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana termina em abril de 2019 e Caxias ainda não iniciou a coleta de dados para o estudo. O levantamento é uma espécie de Plano Diretor apenas para a área de trânsito e mobilidade e é uma exigência do governo federal para cidades acima de 20 mil habitantes.
De acordo com o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, técnicos da pasta trabalham em um termo de referência para a empresa responsável pelo trabalho, que será contratada nos próximos meses via licitação. O município chegou a cogitar a elaboração do plano por equipes próprias, mas desistiu porque os custos seriam semelhantes à contratação de uma empresa especializada.
— Não sei se conseguiremos em um prazo tão curto, mas esse período já foi alterado algumas vezes e acreditamos que até o fim do ano ele pode mudar. Mas vamos trabalhar para fazer o mais próximo dessa data (abril 2019) — afirma Soares.
Embora sejam complementares, para ter início, o Plano de Mobilidade não depende da aprovação do Plano Diretor, em análise na Câmara de Vereadores. A secretaria já criou comissões técnica, executiva e de acompanhamento que vão auxiliar a empresa nos estudos. A prefeitura de Caxias já havia lançado 2014 uma licitação para contratar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, mas a concorrência não teve interessados. Desde então, um novo edital nunca mais foi lançado.
A partir de abril de 2019, o município que não tiver o estudo não poderá buscar financiamentos junto à União para a execução de obras viárias.