1. Luz mais cara
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (24) reajuste nas tarifas de energia elétrica de sete cooperativas do Rio Grande do Sul. Os novos valores serão aplicados a partir do dia 30 deste mês e atingirão consumidores de 258 municípios gaúchos.
2. Dia sem impostos
As filas para garantir a compra de gasolina sem impostos começaram ainda na noite de terça-feira (24) em Porto Alegre. Nesta quarta (25), o combustível pode ser adquirido a
R$ 2,50 em 25 postos gaúchos. A ação é feita em 14 cidades gaúchas para marcar o Dia da Liberdade de Impostos.
3. Lava-Jato
Depois de quatro anos e quatro meses de investigação e equipes de atuação exclusiva em três Estados e novas ações em desenvolvimento, a Operação Lava-Jato resultou na condenação de 182 réus, alguns em mais de um processo. Neste momento, 61 pessoas estão presas em regime fechado.
4. Sistema prisional
A presidente da República em exercício, Cármen Lúcia, assinou decreto que institui a Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional e, com isso, obriga empresas contratadas pela administração pública a empregar presos e ex-presidiários como parte da mão de obra.
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Grêmio
O grupo de Renato Portaluppi voltará aos trabalhos no CT Luiz Carvalho, nesta quarta-feira (25), às 9h30min. Assim como foi no treinamento de terça-feira (24), o técnico busca soluções para montar a equipe que enfrentará o São Paulo, na Arena, às 19h30min de quinta-feira (26). O trabalho também foi marcado por uma reunião entre jogadores, comissão técnica e diretoria, no meio do campo, antes da atividade.
6. Inter
A equipe de Odair Hellmann fará seu último treino em solo gaúcho de portões fechados, nesta quarta-feira (25), no estádio Beira-Rio, às 9h30min. Por volta das 13h40min, delegação colorada embarca rumo a Belo Horizonte, onde enfrenta o América-MG na quinta-feira (26) às 20h. Na terça, o Inter se reapresentou com a moral elevada após conquistar o terceiro lugar no Brasileirão.
7. Nicarágua
A embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena Martínez, e o embaixador brasileiro na Nicarágua, Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos, foram chamados pelo Itamaraty para consultas e para dar explicações sobre a morte de uma universitária brasileira na capital do país, Manágua, na segunda-feira (23).
8. Violência no trânsito
Entre janeiro e junho de 2018, 164 pessoas morreram em acidentes em rodovias federais. O número representa, segundo a Polícia Rodoviária Federal, queda de 15% no número de vítimas. Em 2017, no mesmo período, 194 morreram.
9. Violência na Zona Norte
Um policial militar à paisana matou um assaltante, na noite de terça-feira (24), na zona norte de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar (BM), o PM flagrou o criminoso abordando um casal na Rua Silva Jardim, no bairro Mont'Serrat.