A retirada do que sobrou da estrutura do antigo pedágio de Farroupilha está prevista para começar nesta segunda-feira (23). Embora a cobertura metálica já tenha sido retirada, os canteiros de concreto onde ficavam as cabines de cobrança permanecem no meio da via.
De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o trabalho está previsto para começar ao longo da tarde. No fim da manhã, porém, havia equipes escavando o leito da rodovia pouco depois do antigo posto de cobrança no sentido Farroupilha-Caxias do Sul, o que deixou o trânsito em meia pista.
Além de retirar os obstáculos deixados pelo antigo pedágio, a obra inclui a construção do novo acesso a Forqueta. Quando estiver pronto, os motoristas que pretendem acessar o bairro vindos do centro de Caxias, por exemplo, deverão seguir até o ponto onde ficava o pedágio e fazer o retorno em uma alça que será construída junto ao canteiro central. Dessa forma, não será preciso cruzar as pistas de sentido contrário para entrar em Forqueta. A expectativa é concluir a obra em 10 dias, se não chover.
Além da retirada do pedágio, está previsto o recapeamento de outros trechos da RS-122 e da RS-453, entre Caxias do Sul e Garibaldi. Na semana passada, o trabalho se concentrou nas proximidades do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no sentido Caxias-Farroupilha.
Segundo Uberti, nesta segunda serão realizados remendos localizados na RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino.
— Só não entramos com recuperação total agora neste ponto porque temos obra em andamento em Nova Pádua (na RS-814, que liga o município a Flores da Cunha). Também estamos recuperando a drenagem na RS-446 (entre Carlos Barbosa e São Vendelino). Vamos fazer a RS-122, na descida da Serra, mas ela será a última porque é a menos grave. A ideia é estar com todas estradas da Serra recuperadas até o fim de agosto, mas tivemos 70 dias sem fornecimento de material asfáltico entre abril e junho — afirma o diretor-geral.