A obra da Travessia Urbana de Santa Maria, iniciada em dezembro de 2014, contabiliza 60% dos serviços executados. Para este ano, a duplicação de trechos das BRs 158 e 287 terá R$ 48,2 milhões, conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a GaúchaZH. Orçada em R$ 309 milhões, foram investidos na obra, até o momento, R$ 158,8 milhões, o que representa 51% do total previsto.
A obra conta, basicamente, com duas grandes frentes de trabalho. São elas: o lote 1 (entre os trevos da Uglione e da Castelinho) e o lote 2 (do Trevo da Uglione até a ponte sobre o Arroio Taquara, perto da Ulbra). Ao todo, serão 14,5 quilômetros duplicados.
Segundo o Dnit, os trabalhos estão avançados nos dois lotes. Até o fim do ano, cinco viadutos – que estão com as obras bem adiantadas – deverão ser liberados: o da rodoviária, na BR-287 (que está com 99% concluído), o da Duque de Caxias (94% feito), do Cerrito (91%), da Tancredo Neves (87%) e o da BR-158, na saída para Rosário (79%). Além dos viadutos, a nova ponte do Arroio Cadena que, atualmente, está com 99% dos serviços executados, também deverá ser entregue até o mês de dezembro.
Outras atividades ainda estão sendo realizadas e, entre elas, estão: a passarela da Vila Floresta que começou recentemente, o início da ampliação de pistas e também a instalação de drenagem no Trevo da Uglione (na saída para a BR-392) e o viaduto da Santa Marta, que fica às margens da BR-287 (a Faixa de São Pedro), que está com 35% da obra feita.
Além da duplicação, também estão previstas iluminação em toda extensão da pista e trechos com ciclovias. O prazo inicial, previsto no projeto, era de 36 meses para conclusão. Contudo, os trabalhos se prolongarão até o fim de 2019. Conforme o Dnit, é provável que as obras sigam até 2020, já que há necessidade de liberação de recursos da União.