A comercialização de espaços para a Festa da Uva 2019 começou no mês de julho para o pavilhão 1, que vai abrigar o setor de comércio e indústria. São espaços que variam de 32 a 150 metros quadrados. Ao todo, 105 lugares podem ser ocupados nesta área do complexo em Caxias do Sul. Segundo Luciano Pereira, diretor administrativo e financeiro da comissão comunitária da Festa da Uva, cerca de 30% deste pavilhão já está ocupado.
— Estamos privilegiando as empresas da região — ressalta.
O próximo passo será a ocupação do pavilhão 2 da gastronomia. Pereira disse que foram iniciadas tratativas com o Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho porque a intenção é apresentar o projeto para o setor e depois começar a comercialização. Uma reunião deve ser marcada nos próximos dias.
— Queremos comercializar tudo até o final de agosto — prevê o diretor administrativo.
O Centro de Eventos e a rampa entre os pavilhões 1 e 2 também serão dedicadas às experiências gastronômicas. Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) devem ocupar a rampa para oferecer comida campeira. Para o Centro de Eventos, que será chamado de pavilhão Itália, o diretor da Festa da Uva diz que já foi feita parceria com a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, porque a ideia é apresentar pratos da Itália contemporânea. Ele também cita tratativas com restaurantes e chefs internacionais.
Já estão confirmadas as empresas Marcopolo e Randon em uma parte do pavilhão 2. As fabricantes do setor automotivo pesado são as únicas patrocinadoras anunciadas até agora, além de uma empresa apoiadora. Os patrocínios master, de maior valor, ainda estão em negociação. Segundo Pereira, a cota mínima regional é de R$ 1 milhão e a mínima nacional de R$ 3 milhões. A Festa da Uva aguarda assinatura com uma empresa de bebidas nacional e com bancos.
— Temos propostas montadas, mas faltam ajustes de contrapartida.
De R$ 15 milhões estimados para promover o evento no ano que vem, R$ 8 milhões podem ser captados por meio da lei federal Rouanet, de incentivo à cultura. O diretor financeiro não informa quanto foi levantado ou sinalizado até agora, mas explica que muitas empresas estão aguardando concluir o planejamento para o próximo ano para definir os valores de patrocínio.
Escolhidos os nomes dos personagens
Foram divulgados nesta quarta-feira (18) os nomes dos quatro mascotes da Festa da Uva de 2019. Eles foram apresentados ao público pela primeira vez na Escolha das Soberanas, no dia 19 de maio, e a definição foi feita por meio de voto popular pelo site da festa.
Os nomes eleitos foram Mama Franchesca, Fiorella, Bepi e Guilhermo. Cada um deles representa um dos pilares do evento: o sabor da gastronomia, a força dos negócios, o prazer da diversão, e o futuro.