Neste dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados, a viúva da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), Mônica Benício, divulgou – em parceria com a Anistia Internacional – um vídeo em que fala da relação das duas, da luta da parlamentar pelos direitos LGBTI e contra o preconceito.
O vídeo foi publicado na página da Anistia no Facebook.
— A gente não vai deixar de amar porque está dentro de um contexto social onde parte das pessoas não acredita que esse amor seja legítimo — diz Mônica, que também escreveu um artigo, onde classifica a morte de Marielle como "crime político".
"Lembrar isso neste dia dxs namoradxs, às vésperas de completar três meses do crime brutal que tirou a vida da minha mulher, significa reafirmar nosso amor e luta para vivermos isso. Hoje, após ela ter sido executada num crime político, no centro da cidade de uma das principais capitais do mundo, continuaremos exigindo resposta para seu assassinato, mas não uma resposta qualquer. Reafirmamos todo os dias que sua luta segue e que não daremos nenhum passo atrás pelo direito de amar", escreveu.
Marielle e o motorista Anderson Gomes foram mortos à tiros na noite do dia 14 de março, no Rio de Janeiro. A polícia investiga a participação de milícias na morte da vereadora.