Professores, estudantes e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e vereadores de Soledade estavam no micro-ônibus que colidiu contra um Sandero na manhã desta quarta-feira (16) na BR-386, em Soledade, no norte do Estado. Os 20 passageiros do coletivo sofreram ferimentos leves, enquanto a passageira do carro morreu no local e o motorista do Sandero ficou gravemente ferido. O motorista do micro-ônibus não sofreu ferimentos.
O grupo formado por dois professores, 12 alunos e um funcionário da Uergs, um assessor de imprensa da prefeitura e quatro vereadores havia acabado de sair da sede de Soledade, rumo a Porto Alegre.
Na Capital, participariam de uma audiência com deputados e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, para cobrar reinvindicações para a sede regional da Uergs.
— A gente saiu em busca de demandas e aconteceu essa fatalidade. Foi tudo muito rápido. Tínhamos acabado de entrar na rodovia, no trecho de 50 km/h, com pardais, onde não se espera que algo assim aconteça — afirma a professora Daniela Mueller de Lara, coordenadora do curso de Gestão Ambiental.
Daniela confirma que nenhum dos ocupantes do micro-ônibus sofreu ferimentos graves. Às 10h30min, ela ainda estava no Hospital Frei Clemente, em Soledade, com alguns dos universitários que aguardavam exames.
— Graças a Deus todos estão bem. Alguns já foram até liberados — contou a coordenadora.
A audiência estava prevista para as 10h no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Além do grupo que estava no micro-ônibus, outros dois prefeitos da região se encaminhavam para a reunião e se encontrariam com representantes da Uergs, deputatados estaduais e o secretário Fontana.
Apesar do acidente, a audiência ocorre na Capital. De acordo com Daniela, as demandas cobradas, de caráter "urgente", são falta de professoras na unidade regional Botucaraí-Soledade da Uergs, investimentos para a construção de laboratório de ensino e o termo de cessão do uso por 30 anos para o prédio da Uergs de Soledade, já que atualmente ela opera junto a uma escola.
O acidente
A colisão frontal que matou uma mulher e deixou 21 pessoas feridas ocorreu por volta das 6h30min no km 247 da BR-386, em Soledade, e envolveu um carro, com placas de Parobé, e um micro-ônibus, de Soledade. Havia neblina no momento.
O carro, segundo a PRF, transitava no sentido Capital-Interior quando teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o coletivo.
A vítima fatal foi identificada como Denise Silveira Martins Rosalino, 27 anos, moradora de Parobé. Ela era passageira do Sandero.
O marido dela, Cleiton Fernando Rosalino, 30 anos, era o motorista. Ele foi o único dentre os feridos a ser encaminhado ao Hospital Frei Clemente, em Soledade, com ferimentos graves. Devido à situação, ele foi transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo.