
As empresas de ônibus que fazem viagens intermunicipais de longa distância no RS estão traçando estratégias nesta quinta-feira (24) para atender os passageiros sem comprometer os destinos das viagens. Por conta da greve dos caminhoneiros, Planalto, Unesul e Expresso Embaixador planejam mudar a programação nesta sexta-feira (25).
De acordo com a Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI), as empresas que realizam viagens de longa distância no Estado garantiram que, com o racionamento de horários, têm combustível para até a próxima terça-feira (29).
A reportagem de GauchaZH conversou com as principais empresas de ônibus intermunicipais e, até as 18h, cancelamentos de linhas não haviam sido registrados.
No entanto, as empresas estão se organizando conforme a demanda do dia e, por isso, ainda não há como saber se haverá outras alterações no final de semana, onde há, geralmente mais circulação de passageiros.
A orientação para os clientes neste período de greve é de que cheguem mais cedo na rodoviária para averiguar o horário do ônibus. Outras informações podem ser solicitadas nas centrais de atendimento digital e telefônico, ou ainda presencialmente nas salas vips das empresas nas rodoviárias.
De acordo com a RTI, caso haja alteração de horário ou cancelamentos que prejudique os passageiros, a revalidação da passagem será realizada sem nenhum tipo de custo.
Confira levantamento das principais empresas do Estado:
Ouro e Prata
Linhas de ônibus funcionam normalmente nesta quinta-feira. A empresa estuda racionar horários a partir de sexta-feira (25), mas ainda não há definição de itinerário. Informações serão divulgadas no site viacaoouroeprata.com.br.
Planalto
Pode ter agrupamentos de determinadas linhas que são de hora em hora esta sexta-feira. Empresa avalia transformar linhas diretas em semi-diretas para reduzir quantidade de ônibus em circulação. Informações serão divulgadas no site planalto.com.br.
Unesul
Conforme a empresa, não houve alterações nesta quinta-feira, mas pode haver realocação de horários a partir de sexta-feira (25). Ainda sem definição de quais linhas sofrerão mudanças. Informações no site unesul.com.br.
Expresso Embaixador
A empresa informou que não disponibilizará carros extras durante a greve dos caminhoneiros. A partir desta sexta haverá alterações nos horários Pelotas-Rio Grande, que seguirão itinerário de sábado, exceto em horários de picos. Informações no site expressoembaixador.com.br
Viação Santa Cruz
Linha para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi cancelada nesta quinta. O itinerário das outras linhas seguiu normal. De acordo com a empresa, há combustível para manter as linhas normalmente por enquanto e, por isso, não há informações sobre alterações. Informações no site santacruzbus.com.br.
A reportagem tentou contato com a empresa Bento (Azul), mas até as 18h30min não havia obtido retorno.