Um tumulto foi registrado na noite desta segunda-feira (28) no acesso à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, cinco caminhões foram danificados na ação.
Um grupo de manifestantes estava no local quando um comboio de caminhões chegou para realizar o abastecimento de cargas na refinaria. Mangueiras e canos dos veículos foram cortados, danificando freios e causando vazamento de óleo pelo chão.
Conforme o tenente-coronel Valdeci Antunes, que comanda o 15º BPM em Canoas, os integrantes do protesto caminharam da Praça do Avião até a refinaria. Quando o comboio chegou, por volta das 21h30min, houve a tentativa de impedir o carregamento.
O Batalhão de Operações Especiais (BOE) foi acionado para conter o protesto e não houve violência, segundo Antunes. Por volta das 23h, o último dos cinco caminhões foi guinchado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para efetuar a limpeza do óleo na pista. Os caminhões atingidos são de Santa Cruz do Sul e Sapucaia do Sul e pertencem a redes de postos de combustíveis.