O Tenente-Coronel Jorge Émerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, afirma que irá propor à prefeitura ações de fiscalização em bares. A ideia é verificar se os estabelecimentos têm o alvará em dia. A proposta ocorre após o início de ações de fiscalização da Brigada Militar (BM) contra a perturbação do sossego na cidade.
Ribas diz que vai buscar a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) para verificar a possibilidade de ações conjuntas. Conforme ele, na noite de sábado (12) para domingo (13), a BM recebeu ligações reclamando de som alto em um camping no distrito de Fazenda Souza. Como a ocorrência foi de madrugada, não houve possibilidade de acompanhamento de um fiscal da secretaria para verificar se o evento tinha alvará.
Nesse caso, como havia muitas pessoas no local, o comandante afirma que foi registrada ocorrência na Polícia Civil, mas não houve intervenção da BM no camping. Conforme Ribas, em outras três ocasiões, a BM foi informada com antecedência sobre festas do tipo e, ao lado de fiscais da prefeitura, os policiais impediram que fossem realizadas.
Perturbação do sossego
No fim de semana, houve 10 registros de ocorrência relativos a perturbação do sossego em Caxias. Segundo Ribas, na maioria dos casos, eram vizinhos que se queixavam de som alto. Após o comparecimento da BM, os responsáveis reduziram o volume e não foi necessário realizar termo circunstanciado ou apreensão de equipamentos. As ocorrências foram em vários bairros da cidade e concentradas entre a meia-noite e 1h30min da madrugada.
Sobre a patrulha na cidade, Ribas afirma que foi constatado movimento menor que em outras noites, tanto na Estação Férrea quanto em outros pontos, como na Rua Sinimbu e na Avenida São Leopoldo. Além disso, não foram registradas reclamações.