A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) anunciou nesta semana o encerramento do Via-RS, primeiro provedor de internet oferecido no Estado e terceiro no Brasil – que chegou a liderar o mercado gaúcho entre 1995 e 2000. Com isso, os cerca de 15 mil usuários de e-mail do Via-RS terão que encerrar suas contas nos próximos 90 dias, podendo utilizar o período para salvar suas mensagens e arquivos.
O encerramento das atividades também afetará cerca de mil entidades privadas e prefeituras gaúchas que utilizam o provedor para hospedar seus sites. Esses clientes também terão que migrar para outras empresas.
Segundo a Procergs, o motivo para o encerramento é uma mudança do mercado que, desde o início dos anos 2000, passou a contar com uma série de empresas que oferecem os mesmos serviços, parte delas gratuitamente.
— Surgiu uma série de provedores gratuitos e se alterou o mercado de "mensageria" — argumenta o presidente da companhia, Antonio Ramos Gomes, que diz que tais serviços geram faturamento de cerca de R$ 1 milhão por ano, enquanto os custos são de cerca de R$ 500 mil, na Procergs.
A Procergs é uma empresa de economia mista, controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul, e conta com 1.080 servidores concursados e contratados pelo regime de CLT.
Os três focos de atuação da companhia são desenvolvimento de sistemas para o Estado; operação desses sistemas; e estudos de soluções de conectividade. Os dois primeiros geram recursos para a empresa. Já as soluções de conectividade (fibra óptica, satélite e radiofrequência, por exemplo) são estudadas, mas o Estado contrata os serviços de empresas terceirizadas.