Após relatos de tremores de terra em Passo Fundo, no norte do RS, na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito do município Luciano Azevedo afirmou que nenhum dano foi registrado e que a situação não passou de susto. O incidente foi reflexo do terremoto de magnitude 6.8 que atingiu a região de Carandayti, na Bolívia.
— Não houve consequência maior, a não ser o susto aqui em Passo Fundo — declarou o prefeito em entrevista ao programa Gaúcha +.
Moradores do centro de Passo Fundo sentiram o tremor, que durou cerca de 30 segundos, por volta das 10h50min. Prédios foram esvaziados e os bombeiros receberam chamados por cerca de 15 minutos. Na prefeitura, que fica a quatro quilômetros doCentro, nenhum efeito foi sentido.
— Aqui na prefeitura não aconteceu nada. Não foi possível sentir nenhum tipo de tremor. O relato aqui da cidade é de que aconteceu na região central — contou Azevedo.
O professor do Centro de Sismologia da USP, Marcelo Bianchi, explica que pela distância do epicentro do terremoto, a intensidade sentida pelo tremor varia de pessoa para pessoa:
— Depende muito da pessoa, se está dentro de casa, descansando, está mais propicia a sentir os efeitos. Em geral, pessoas em edifício sentem mais porque a estrutura acaba amplificando ondas.
Apesar de não haver registro de danos, o Corpo de Bombeiros orientou moradores a procurar rachaduras em imóveis e, se necessário, acionar engenheiros para verificarem situações de risco.