A nova sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em Caxias do Sul, deve começar a ser construída somente em 2019 e não mais neste ano, como estava previsto. A mudança de planos ocorreu devido à necessidade de alterar a titularidade da matrícula do terreno onde os prédios serão construídos, na Rua Visconde de Pelotas, ao lado do INSS.
De acordo com o diretor de Planejamento Estratégico Integrado do Samae, Gerson Panarotto, a área está em nome do município e precisa ser transferida para a autarquia. Por conta disso, a documentação do terreno passa por análise, o que tem demorado mais tempo que o previsto. O Samae também já solicitou as informações urbanísticas para auxiliar no projeto.
— O projeto arquitetônico está pronto. Agora, aguardamos a finalização dessas duas etapas para lançar a licitação e contratar os projetos complementares — explica Panarotto.
Entre os projetos ainda pendentes, estão o estrutural, o elétrico e o hidrossanitário. A contratação da empresa responsável e a finalização dos projetos deve estender esta etapa até o fim do ano. Depois que toda a documentação estiver pronta, ainda será necessário lançar uma nova licitação para a construção.
A nova sede do Samae contará com dois prédios, um ao lado do outro. O administrativo, com 12 mil m² terá acesso pela Rua Etore Pezzi, enquanto o setor operacional, com 2 mil m², será acessado pela Rua Visconde de Pelotas. A expectativa é de que a obra, que tem custo estimado entre R$ 20 milhões e R$ 21 milhões, leve de um ano e meio a dois anos para ser concluída.
Com as novas instalações, a autarquia deixará de funcionar em imóveis alugados. Atualmente, apenas a sede e o setor comercial, na Rua Pinheiro Machado, funcionam em prédios de terceiros. A divisão de esgoto, que ocupava uma sala alugada no bairro Pio X, já foi transferida para a área da Visconde de Pelotas.