Datado de 1909, o prédio da Estação, em Carlos Barbosa, que até o ano passado abrigava a Secretaria de Turismo, vai passar por um processo de requalificação e restauro. A obra vai utilizar materiais novos e não da época de construção, mas com a manutenção das características originais do prédio.
De acordo com o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, o objetivo é preservar a memória coletiva representada pela edificação, além de fazer do espaço um local que a comunidade possa usufruir.
O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores essa semana e aguarda aprovação em Brasília, no Ministério da Cultura. Segundo o prefeito, somente após esse processo deve iniciar a fase de captação de recursos, o que será feito por meio da Lei Rouanet, junto a empresas, e não com utilização de dinheiro público. O valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 2,98 milhões.
O espaço vai receber um auditório com capacidade para pelo menos 70 pessoas, além de espaço para exposições temporárias e permanentes. O prefeito destaca ainda que a obra compreende exigências de acessibilidade e acústica. Não há prazo para o início das obras.