Cerca de 500 fiéis participaram na manhã desta Sexta-Feira Santa da 14ª edição da Via Sacra da Juventude realizada nas escadarias do Monumento Jesus Terceiro Milênio, fundos dos pavilhões da Festa da Uva. Mais de 50 jovens de diversos grupos católicos caxienses integraram o elenco. O bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni convidou os católicos a se mobilizar contra a violência.
— A cruz também é um convite para a ação — afirmou pouco antes da encenação.
Em diversas estações da Cruz, a violência sofrida por Jesus foi destacada. O tema da campanha da fraternidade deste ano é a superação da violência.
No percurso de subida em direção ao monumento, os participantes pediram pelas mães enlutadas, assim como Maria, que perderam os filhos por conta da violência.
Uma semana após o enterro da menina Naiara Soares Gomes, de sete anos, e um dia depois de duas crianças terem sido baleadas na saída de uma escola em Caxias do Sul, a morte de crianças e jovens foi lembrada no momento da crucificação e da morte de Jesus Cristo pelo assessor do Setor Juventude, padre Marciano Guerra.