A obra de construção do terminal do aeroporto de Vacaria não ficou pronta dentro do prazo previsto em contrato, que era o início de março. Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes, a empresa responsável solicitou prorrogação da data de entrega, e justificou o atraso com situações como mau tempo e problemas na energia elétrica. Por isso, o Estado decidiu conceder um aditivo de 30 dias para a conclusão.
A obra possibilita a operação de linhas aéreas regulares, com aeronaves para até 60 passageiros. O aeroporto já está homologado para isso e tem capacidade também para cargas. Hoje, a pista é utilizada apenas para voos esporádicos. A operação pode ser feita apenas durante o dia. Conforme a Secretaria dos Transportes, a viabilização de voos noturnos ocorrerá à medida em que houver crescimento da demanda.
Na região dos Campos de Cima da Serra, líderes políticos também apostam em operação de voos comerciais como forma de movimentar a economia e o turismo. Hoje, os moradores de Vacaria têm de se deslocar até Caxias do Sul, o que leva cerca de duas horas, ou até Porto Alegre, o que demora mais de três horas.