Desde que foi municipalizado ainda em 2015, o aeroporto civil de Santa Maria segue em busca de recursos para viabilizar as obras de ampliação do custo do terminal. Em maio do ano passado, a prefeitura deu início à elaboração de um projeto – que foi executado e bancado por meio de uma parceria público-privada – para buscar os recursos.
Agora, na última terça-feira (20), o Executivo municipal teve a confirmação da Secretaria Nacional de Aviação Civil que foi aprovado o projeto de ampliação e de modernização do aeroporto civil de Santa Maria. O documento prevê a necessidade de investimento de R$ 8,7 milhões para a execução de todas as melhorias apontadas pelo projeto. Porém, caberá ao governo federal avaliar a possibilidade de liberação ou não do valor.
Na prática, isso quer dizer que a prefeitura pretende que o local passe a receber aeronaves com até 160 passageiros. Atualmente, o aeroporto comporta aeronaves com até 80 passageiros.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, explica que a ampliação do terminal é justificada em decorrência da alta taxa de ocupação dos voos. Uma vez viabilizada, a ampliação do terminal teria sua capacidade física triplicada. Além disso, o balcão do aeroporto passará a operar com duas companhias aéreas e também com esteiras para bagagens.
A expectativa da prefeitura é que a licitação para a execução da ampliação e de modernização do aeroporto civil de Santa Maria ocorra no próximo mês.
Além disso, a administração municipal também irá buscar a liberação de mais R$ 5 milhões para que a pista do aeroporto receba iluminação de led.
Ainda em julho de 2015, foi oficializado o termo de transferência que cedeu ao município a gestão do terminal de passageiros do aeroporto civil da cidade. O prazo de cedência é de dez anos, podendo ser prorrogado por igual período.