Ao menos nove cidades gaúchas já decretaram emergência em função da estiagem. Entretanto, nem todas as prefeituras encaminharam a documentação à Defesa Civil. Conforme levantamento feito pela reportagem, recentemente, as cidades de Bagé e Canguçu encaminharam decretos às autoridades.
Em Bagé, na região da Campanha, a prefeitura instaurou o racionamento de água. A cidade está dividida em duas zonas, que recebem água por 12 horas por dia. Em Canguçu, no sul do Estado, a prefeitura está utilizando caminhões pipa para áreas rurais. Alguns moradores chegam a ter que percorrer cinco quilômetros para buscar água em tanques que são levados a alguns pontos da região. Segundo a Emater-RS, pelo menos 60% da produção agropecuária do município está comprometida devido à estiagem.
A prefeitura de Arroio do Padre, também na Região Sul, informou que assinou decreto de situação de emergência às autoridades. A Defesa Civil já confirmou decreto de emergência nas cidades de Hulha Negra, Morro Redondo, Amaral Ferrador, Cristal (homologado), São Jerônimo e Pedras Altas.