O projeto Ilustrações conceituais, assinado pelo designer de GaúchaZH Leonardo Azevedo, foi indicado como uma das referências mundiais de tendência original de design para 2018 por um grupo de curadores da plataforma de portfólios Behance.
O site, voltado para profissionais de criação, incluindo fotografia, design e ilustração, funciona como uma espécie de rede social para pessoas criativas, onde é possível criar perfis e divulgar suas produções na plataforma.
O projeto apresentado é composto por ilustrações produzidas para as colunas do médico Drauzio Varella, publicadas semanalmente na Superedição de ZH, no Caderno Vida.
— Tentei fazer uma abordagem que envolvesse tecnologia junto com medicina, que é uma coisa que muitas vezes a gente não tem. É uma visão mais futurista de como pode ser a medicina. Então, comecei a trabalhar cores com tom de roxo, tons mais azulados que remetem mais à tecnologia. Os textos do Drauzio também ajudam, pois ele tem uma visão bem para frente — explica Leonardo, que no Behance assina como Leo Natsume.
Para a produção das artes, o ilustrador conta que primeiro analisa o texto proposto e depois parte em busca de referências. Na coluna intitulada A farra das escolas médicas, por exemplo, o designer se inspirou na obra La dance, do artista francês Henry Matisse.
— Eu peguei um pouco dessa referência, desconstruí e criei como se fosse a farra dos médicos. Vou buscando também na história da arte, na fotografia, tem muita referência que eu busco para construir o conceito da ilustração — revela.
Outra estratégia utilizada na construção das ilustrações é o uso e a valorização dos espaços em branco, característica associada a ambientes médicos.
— Medicina tem de ser limpinho, liso, claro, tento trazer isso nos espaços em branco. Se for olhar, a ilustração não tem textura, é mais chapado, sem ruído. Uma arte mais limpa que associa à medicina — conta.
O guia completo das tendências de 2018 pode ser acessado no site do Behance.