A reportagem Perigo no prato, publicada em dezembro de 2016 na estreia do Grupo de Investigação da RBS (GDI), foi anunciada como a vencedora do 9º Prêmio Jornalismo Ambiental da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) na categoria Reportagem Impressa. A premiação está prevista para ocorrer entre fevereiro e março de 2018. O trabalho é assinado pelos repórteres Carlos Rollsing, Fábio Almeida, Humberto Trezzi, Jeniffer Gularte e José Luis Costa.
Em série de cinco dias de reportagens, Zero Hora e RBS TV comprovaram como a maior central de distribuição de verduras e frutas do Rio Grande do Sul, a Ceasa, vendia alimentos com resíduos de pesticidas proibidos, acima do limite permitido ou inadequados para a cultura. A Ceasa abastece 5 milhões de gaúchos, metade do Estado. A reportagem devassa a cadeia de irresponsabilidades, desde a indústria química, até a agricultura e o comércio, que colocam produtos contaminados na mesa do consumidor. Isso gera problemas crônicos à saúde, conforme explicaram especialistas.
Com auxílio do Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria, análises comprovaram a contaminação dos alimentos por agrotóxicos. Através de pesquisa documental e pela Lei de Acesso à Informação, a reportagem fez investigação em laudos públicos até então desconhecidos que já informavam há anos às autoridades sobre os níveis de contaminação dos alimentos vendidos na Ceasa. O governo estadual sabia do problema, mas nada fez e o mantinha oculto. A reportagem ainda revelou a existência de acordos prévios entre governo estadual, Ceasa e Ministério Público, para punir comerciantes da Ceasa reincidentes nas práticas de abuso de agrotóxicos. O trabalho mostrou que reincidentes foram identificados, mas, na prática, eles não foram punidos e tiveram seus casos negligenciados. A reportagem ainda foi ao Paraguai e Uruguai para mostrar como agrotóxicos proibidos e falsificados são vendidos sem nenhum controle ou receituário, ingressando no Brasil via contrabando, direto para as lavouras.
O 9º Prêmio Jornalismo Ambiental Unochapecó anunciou, no total, quatro vencedores na categoria profissional e outros quatro na estudante. Confira abaixo:
Categoria Profissional
Reportagem TV
Jornalista: Almeri Cezino da Silva
Veículo: TV Univali (Itajaí-SC)
Título: Mulheres agricultoras aprendem a plantar orgânicos
Reportagem Rádio
Jornalista: Marcos Andrei Meller
Veículo: Rádio Peperi AM (São Miguel do Oeste-SC)
Título: Campo Saudável
Reportagem Impressa
Jornalista: Carlos Rollsing, Fábio Almeida, Humberto Trezzi, Jeniffer Gularte e José Luis Costa
Veículo: Jornal Zero Hora (Porto Alegre-RS)
Título: Perigo no Prato
Reportagem Web
Jornalista: Celso Felizardo Junior
Veículo: Folha de Londrina (Londrina-PR)
Título: Bioma Castigado
Categoria Estudante
Reportagem TV
Estudante: Vitor Antonio Sabbi
Universidade: TV UFSC (Florianópolis-SC)
Título: Agricultura urbana em Florianópolis
Reportagem Rádio
Estudante: Bianca Gross da Silva
Universidade: Porto Alegre (PUC-RS)
Título: Impacto do desperdício de alimentos no dia a dia
Reportagem Impressa
Estudante: Marília Comelli de Oliveira
Universidade: Bom Jesus/Ielusc (Joinville-SC)
Título: Produção de plantas alimentícias não convencionais traz benefícios à saúde e ao meio ambiente
Reportagem Web
Estudante: Matheus Pereira Closs
Universidade: UniRitter (Porto Alegre – RS)
Título: Resistência agroecológica