A construção de um novo acesso ao bairro Planalto pela BR-116, em Caxias do Sul, está prevista para começar somente no início do ano que vem. O prazo de um ano é necessário para que o município encaminhe o projeto da estrutura metálica da passarela de pedestres que será instalada no ponto.
A reformulação do problemático acesso prevê, além da passarela, a implantação de uma rotatória para disciplinar o fluxo. As obras vão ser realizadas por meio do financiamento de U$ 33 milhões obtido pelo município junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF). O dinheiro também será utilizado no asfaltamento de 10 trechos de estradas do interior inclusos no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), antes conhecido como Programa de Asfaltamento do Interior (PAI). Ao todo, 68 quilômetros serão pavimentados.
De acordo com o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, a estrada que liga Santa Lúcia do Piaí à Linha Sebastopol e a Estrada dos Romeiros serão as primeiras a receber as obras. Os projetos serão licitados aos longo dos próximos meses e a expectativa é assinar o contrato com a empresa responsável até maio. Se os prazos forem cumpridos, o trabalho terá início ainda no primeiro semestre.
A estrada Santa Lúcia do Piaí-Linha Sebastopol é a que terá o maior trecho pavimentado, com 15,6 quilômetros. Já a Estrada dos Romeiros receberá asfalto nos 3,8 quilômetros, entre o trecho urbano da Rota do Sol e Linha Palmeiro, na divisa com Farroupilha.
As obras em outros seis trechos de estradas estão previstas para começar no segundo semestre (veja abaixo). Já o asfaltamento de dois trechos da Estrada Municipal José Zanetti devem ficar para o início de 2019 porque os projetos precisam passar por ajustes. A via liga a BR-116 à Rota do Sol passando por São Gotardo.
ESTRADAS CONTEMPLADAS
Previstas para o primeiro semestre
- Estrada Santa Lúcia do Piaí-Sebastopol: pavimentação de 15,6 quilômetros
- Estrada dos Romeiros: pavimentação do trecho caxiense de 3,8 quilômetros
Previstas para o segundo semestre
- Rua Patrícia Pasquali (ligação entre Fazenda Souza e Vila Seca)
- Estrada Municipal 101 (ligação entre a BR-116 e a 3ª Légua)
- Estrada Municipal Domingos Mazzochi (que liga a Capela São José a São Brás)
- Estrada São Pedro da 3ª Légua-Estrada do Vinho
- Estrada Waldemar José Pante (ligação de Criúva a São Jorge da Mulada)
- Estrada Municipal 386 (ligação de Criúva a Campestre da Serra)
Previstas para 2019
- Dois trechos da Estrada Municipal José Zanette, que vão ligar a BR-116 à Rota do Sol passando pela localidade de Capela São Gotardo, em Vila Seca
- Reformulação do acesso ao bairro Planalto pela BR-116, com construção de passarela para pedestres