Um acordo firmado na manhã de hoje passou a responsabilidade de 21 trechos de rodovias estaduais do Rio Grande do Sul para os municípios. Conforme a secretaria de transporte, todosos pontos de estradas cedidos ficam dentro das áreas urbanas das cidades. Com a medida, o governo gaúcho informou que as prefeituras ficarão responsáveis pela manutenção dos trechos cedidos.
— Isso ocorreu a pedido dos municípios. São estradas em trechos urbanos e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) tem limites da faixa de domínio, que impedem que sejam administradas. Se o município pediu, é porque tem condições de fazer. Houve manifestações de que o Estado estava se livrando dos municípios, mas não ocorreu isso de maneira alguma — disse o secretário dos transportes, Pedro Westphalen.
Dentro do mesmo acordo, foi repassado para o governo federal um trecho da RS-101, entre Capivari do Sul e São José do Norte. A transferência para a gestão da União da rodovia, conhecida como "Estrada do Inferno", devido ao grande número de buracos, era uma antiga reivindicação de prefeitos da região. A quilometragem que terá gestão federal ainda não foi confirmada oficialmente.
Também foram cedidos terrenos do Daer para alguns municípios. Westphalen frisou que são áreas pouco utilizadas pela autarquia.