Os bombeiros de Florianópolis encontraram, no início da tarde desta sexta-feira (12), na Baía Sul, o corpo do homem desaparecido no Morro do Quilombo, no Itacorubi. A vítima, identificada como Rafael Eller Ventura, 31 anos, natural da capital, foi arrastada pela correnteza na madrugada de quinta-feira (11). A identidade foi confirmada pela irmã da vítima, segundo o IGP.
O resgate do corpo foi feito pelo Grupo de Busca e Salvamento dos Bombeiros (GBS). O comandante do GBS, tenente Bruno Azevedo Lisboa, informa que as buscas começaram na quinta-feira no local onde o homem desapareceu.
— Como não encontramos nada próximo ao local do desaparecimento e também como a correnteza estava muito forte, o plano de busca de hoje seria no Rio Itacorubi, no mangue que leva para a Baía Norte. Depois, fomos para a Baía Norte. Foi então que recebemos informações que tinha algo na Baía Sul — relata.
O corpo foi encontrado às 14h, a 800 metros da costa, na altura do supermercado Bistek, no bairro Costeira do Pirajubaé.
— Já suspeitávamos deste deslocamento porque alguns materiais, como galões e cimento, que foram vistos no local do desaparecimento, tinham passado embaixo da ponte Hercílio Luz — informa.
Duas embarcações e uma equipe com seis bombeiros participaram das buscas pelo desaparecido. A vítima teria tentado atravessar a correnteza quando foi arrastado pela enxurrada.
Na quinta-feira a Polícia Militar de Santa Catarina já tinha confirmado a primeira morte em decorrência da forte chuva que atinge Florianópolis desde a madrugada de terça-feira (9). Valcioni Luiz da Silva, 59 anos, ajudava a desentupir um bueiro no bairro Itacorubi quando sofreu um infarto, bateu de cabeça e foi arrastado por uma enxurrada
Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, o haitiano Marcellus Vlademy, de 34 anos, desapareceu após tentar desobstruir uma boca de lobo e ser levado pela correnteza.