A obra da barragem do arroio Jaguari, entre São Gabriel e Lavras do Sul, deve ser retomada nos próximos dias. Os municípios de Dom Pedrito, Rosário do Sul, Lavras do Sul, São Gabriel e Bagé serão beneficiados. Além de irrigar 17 mil hectares da várzea do Rio Jaguari, a barragem vai garantir abastecimento de água para cidades que historicamente sofrem com a seca.
Nesta segunda-feira (11), em cerimônia no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori, assinou a autorização para o recomeço das obras. Desde 2008, o trabalho foi paralisado várias vezes por falta de licenças ambientas e até por falta de matéria-prima.
A estimativa é que, a partir da retomada, as obras sejam concluídas em um ano. Mais da metade do trabalho está pronto e o investimento para conclusão é de cerca de R$ 130 milhões.
Foram aplicados R$ 65 milhões. Desses recursos, 99% são do governo federal e o restante é do governo do Estado. Agora, a empresa Sultepa, que venceu a licitação, atua na contratação de funcionários e também para levar máquinas para o canteiro de obras.