A UCSTV, mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), vai encerrar as atividades no dia 31 de janeiro de 2018. Conforme nota divulgada no site da instituição, o motivo é a falta de condições financeiras para migrar do sistema analógico para o digital.
— Esta decisão, adotada pelo Conselho Diretor da FUCS, leva em consideração estudos realizados por comissão criada exclusivamente com este propósito. Ela foi analisada e explorada de seus mínimos aos mais abrangentes itens — diz a nota.

Uma plataforma digital, com o nome UCS Play, está sendo criada com a intenção de manter o conteúdo apresentado na televisão aberta e que ficará disponível na internet.
A universidade ressalta que permanecerão ativos o Centro de Teledifusão Educativa (Cetel), na cidade universitária, e as três emissoras de rádio UCSFM — situadas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria.
Há 20 anos, a instituição atuava na TV aberta. Até o final de janeiro de 2018, seguirá com programação. A UCSTV não informou o número de demissões causadas pelo encerramento das atividades.