Os moradores do condomínio Rota Nova, no loteamento Mattioda, em Caxias do Sul, têm sofrido com a baixa frequência da linha de ônibus que atende a região. O complexo habitacional começou a ser ocupado em 28 de agosto com a transferência de famílias que viviam às margens da Rota do Sol nos bairros Santa Fé e Cidade Industrial.
De acordo com a presidente do Mattioda, Salete da Silva Garcia, há apenas cinco horário de ônibus pela manhã e outros cinco entre a tarde e a noite para atender os novos moradores. Nessas ocasiões, a linha que atende o bairro tem o trajeto estendido até o condomínio.
- É injusto porque aumentou a demanda. Tem idoso e cadeirante e eles perdem o ônibus sempre. Outro dia vi um senhor levando uma mulher cadeirante morro acima. Está insustentável a situação - alerta Salete. De acordo com a presidente, os moradores pedem que a linha Mattioda seja estendida em todos os horários.
O secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, disse que tanto os técnicos da pasta quanto a própria Visate perceberam a necessidade de aumento da demanda. Dessa forma, o itinerário que atende o Rota Nova deve ter reforço nos horários de pico da manhã e da tarde a partir da próxima segunda-feira (9). Já, do dia 17 de outubro em diante, o condomínio vai passar a ser atendido por 42 horários, contra, os 11 atuais, segundo o secretário. Para ampliar o serviço, todos os horários da Linha Mattioda terão o trajeto estendido.