A prefeitura de Bento Gonçalves abriu nesta semana o cadastro para motoristas de aplicativos de transporte particular de passageiros, como o Uber. A lei regulamentando a atividade foi sancionada pelo prefeito Guilherme Pasin no dia 12 de setembro e publicada no diário oficial do dia seguinte, quando entrou em vigor. Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, cerca de 70 motoristas trabalham hoje com o Uber na cidade.
Leia mais:
Aprovada regulamentação do Uber em Bento Gonçalves
Comissão da Câmara de Caxias prepara texto único para votação de lei dos transportes por aplicativo
Até o final deste ano, a fiscalização será orientativa, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin. Os condutores que trabalham por aplicativo e não estiverem cadastrados serão orientados a fazer o procedimento. Os motoristas que fizerem o cadastro receberão uma licença. A partir de 2018, os condutores que não estiverem regularizados estarão sujeitos a multa. Para atuarem, os motoristas pagarão uma taxa anual de cerca de R$ 500.
Para fazer o cadastro, os motoristas devem se dirigir até a secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves. A secretaria fica na Rua 10 de Novembro, número 190. O horário de atendimento é das 8h às 11h45min, pela manhã, e das 13h30min às 17h45min à tarde.