O balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado na tarde desta terça-feira (3), registrou aumento no número de casos de destelhamentos no Estado devido ao temporal. São contabilizados 3.260 imóveis destelhados, entre eles escolas, postos de saúde e outros prédios públicos.
Montenegro é o primeiro município gaúcho a decretar situação de emergência. Com 300 residências destelhadas, a prefeitura ainda reúne documentos para concluir o processo no sistema da Defesa Civil. Depois disso, poderá ter acesso a telhas para a reconstrução das casas.
Por enquanto, as unidades da Defesa Civil distribuem lonas para os 52 municípios atingidos. Os principais problemas estão em Júlio de Castilhos, na Região Central, em Ijuí e Cruz Alta, no Noroeste, e em Montenegro, no Vale do Caí, onde mais de 1,2 mil residências foram prejudicadas. Apenas três famílias estão fora de casa.
Em Cruz Alta, 23 escolas públicas e privadas apresentaram transtornos em função do mau tempo. Na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Amélia, as aulas ainda estão suspensas devido ao mau tempo. Outras instituições estão atendendo, mesmo sem água e sem luz.