Santa Maria busca ser uma terceira via junto ao setor de produção de vinhos no Estado. Prova disso é que o município realizou, no fim do mês de agosto, o 1º Circuito Internacional do Vinho e busca se consolidar neste mercado e, assim, se colocar no cenário junto com outras duas regiões expoentes do setor na área: o vale dos vinhedos, na Serra, e a campanha. O Santa Maria de Negócios deste domingo (3) abordou o tema.
O setor quer, a curto e médio prazo, fazer com que Santa Maria e a Região Central, a partir da Quarta Colônia, sejam vistos pelo público e pelo mercado como um potencial nicho produtivo.
Exemplo a ser percorrido, o Vale dos Vinhedos teve, apenas no ano passado, mais de 410 mil visitantes que foram até a região apreciar não só o vinho, mas também de atrativos turísticos e gastronômicos.
Já a campanha é a segunda maior região produtora de vinhos do Brasil, atrás somente da Serra Gaúcha. A campanha se colocou na rota do vinho há 15 anos e, atualmente, Bagé, Candiota e Dom Pedrito estão entre as cidades com vinícolas.
Por aqui no Centro do Estado, a produção – com parrerais de uva e a elaboração do vinho – está concentrada nos municípios de Itaara, Silveira Martins e São João do Polêsine.