A sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul vai ser transferida da Rua Pinheiro Machado, junto ao prédio do Sebrae, para o Centro Administrativo. A previsão do secretário Carlos Heinen é de que a mudança ocorra na primeira quinzena de outubro e de que a economia com aluguel some cerca de R$ 70 mil, a média de gasto em um ano.
A secretaria deve ocupar 180 metros quadrados do terceiro andar no centro administrativo. Com a transferência, o governo pretende inaugurar também a Sala do Empreendedor em uma área de 270 metros quadrados.
"A ideia é concentrar tudo em um lugar único, por isso o prédio da prefeitura. O empreendedor vai uma vez com todos os papeis necessários e depois pode ir trabalhar. O resto a secretaria vai fazer", destaca Heinen.
Segundo o secretário, espaço vai promover desde a consulta para localização de empreendimentos e nome de empresas ao fornecimento de alvará de funcionamento. Também prestará auxílio no encaminhamento do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) e licença ambientais. Heinen projeta que uma empresa poderá ser aberta em até 24 horas se for pequeno negócio ou Microempreendor Individual (MEI).