Nova Prata se tornou referência em oftalmologia para moradores de 30 municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em uma reunião realizada na segunda-feira (11) na 5ª Coordenadoria de Saúde, com sede em Caxias do Sul.
De acordo com a secretária de Saúde de Nova Prata, Geni Prescendo Tonin, o município é referência para 315 mil pessoas. Serão cerca de 650 consultas por mês, além de 80 a 100 cirurgias mensais realizados por meio do SUS.
Nova Prata já era referência, desde de dezembro de 2015, para 21 municípios. Agora, passa a atender também a região dos Campos de Cima da Serra, abrangendo Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Vacaria, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, Jaquirana e São José dos Ausentes. No total, são R$ 76 mil por mês repassados pela União à prefeitura para a prestação do serviço. Os 30 municípios complementam o pagamento dos atendimentos feitos.
A prefeitura de Vacaria também pleiteava a clínica, mas a falta de recursos faz com que os moradores tenham de se deslocar para Nova Prata. Segundo o secretário de Saúde do município, Douglas Firmino Borges, a verba de R$ 275 mil recebida pelo Governo do Estado é baixa para realizar atendimento de oftalmologia demandado no município. Vacaria tem 400 cirurgias de catarata e 1.500 consultas atrasadas. O secretário avalia que, apesar da necessidade do deslocamento de 95 quilômetros, o atendimento em Nova Prata é bem-vindo.
O secretário de Saúde de Jaquirana, Rogério Almeida, também considera o atendimento oftalmológico em Nova Prata como uma vitória, porque o município está com cirurgias e consultas atrasadas há um ano.